A Música Segundo Tom Jobim, de Nelson Pereira dos Santos (Brasil)
Por Carlos Augusto Brandão
"A Música Segundo Tom Jobim", de Nelson Pereira dos Santos - que presta uma homenagem ao compositor carioca Antônio Carlos Jobim (1927-1994) - é uma montagem de gravações históricas de grandes intérpretes mundiais cantando clássicos do compositor, desde os temas em parceria com Vinicius de Moraes (1913-1980) da peça "Orfeu da Conceição" aos grandes sucessos da bossa nova e outros êxitos da vasta obra de Jobim.
Com artistas que incluem desde Judy Garland, Dizzy Gillespie, Frank Sinatra e Ella Fitzgerald a Chico Buarque, Gal Costa e Caetano Veloso, o documentário é uma inspirada mistura de estilos musicais, numa celebração ao dom artístico único de Jobim.
Admirador da obra e do homem retratado, Nelson divide a direção do documentário com Dora Jobim, filha do compositor, que já tinha realizado outro filme sobre ele - "Vou Te Contar". O cineasta define seu documentário como pura música. "Optamos por não colocar as tradicionais entrevistas com os retratados, já que as informações visuais dão ideia da cronologia. No mais, é música pura", explica o diretor sobre a ausência de depoimentos no filme. Incluindo grandes nomes da música brasileira e internacional da época, o filme tem como exceção João Gilberto, que não pôde participar das filmagens em razão de contrato de exclusividade com uma produtora interessada em realizar um documentário sobre sua vida e carreira.
"A Música Segundo Tom Jobim" também foi o nome de uma série que Nelson realizou nos anos 1980, na qual Tom recebia convidados em sua casa, entre eles o veterano Dorival Caymmi. A série foi um especial de quatro programas de uma hora cada um, feita para a TV Manchete em 1985. Nelson pretendia usar parte do material neste documentário, mas a maior parte desapareceu ou perdeu a qualidade. Paralelamente, no entanto, a equipe conseguiu muitas outras imagens de arquivo, que acompanham as canções tocadas no filme, inclusive uma rara interpretação da hoje já clássica "Insensatez", com Judy Garland.
Lançado no Festival de Nova York de 2011, na Mostra Eventos Especiais, o documentário foi aplaudidíssimo na noite de gala, com a presença de Nelson, que retornou ao Lincoln Center - organizador do New York Film Festival - onde em 2008 participou da 11ª edição do Latin Beat, com seus filmes "A Missa do Galo" (1982) e "Azyllo Muito Louco" (1970), que integraram um evento comemorativo dos 100 anos do escritor brasileiro Machado de Assis.
No Catálogo do Festival, o cineasta imortal de clássicos como "Vidas Secas" (1963), "Rio 40 Graus" (1955) e "Memórias do Cárcere" (1984) foi apresentado como "o legendário diretor brasileiro, realizador de um tributo a Tom Jobim, que introduziu a Bossa Nova para o mundo com ‘Garota de Ipanema".
Brasil, 2011 - Direção: Nelson Pereira dos Santos, Dora Jobim - Roteiro: Nelson Pereira dos Santos, Miúcha Buarque - Produção: Ivelise Ferreira, Nelson Pereira dos Santos - Montagem: Luelane Corrêa - Duração: 100 minutos.