O QUE É

A Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro – ACCRJ é uma entidade sem fins lucrativos, destinada a congregar críticos e pensadores de cinema do Estado e do Brasil, com o objetivo último de promover a cultura cinematográfica. A Associação é filiada à Fipresci – Fedération Internationale de la Presse Cinématographique e, como tal, representa a crítica brasileira em festivais e fóruns internacionais.

 

Podem ser sócios da ACC-RJ todos os que exercem a crítica e o ensaísmo cinematográfico, sendo capaz, idôneo e siga os preceitos da ética jornalística, através de veículos de comunicação oficiais, desde que tenham seus nomes aprovados por assembleia.

Criada informalmente em 1982 e oficializada em 1984, a ACCRJ tem como objetivos estatutários:

 

a) incentivar o estudo e a relação crítica com o cinema;

b) manifestar-se como órgão da categoria sobre a posição da crítica diante da indústria, do comércio e da cultura cinematográfica no Brasil;

c) lutar pelo reconhecimento e elevação da atividade profissional de seus associados dentro e fora do país.

Para atingir esses objetivos, a ACCRJ tem desenvolvido uma série de atividades nos campos da edição de publicações, realização de eventos, coordenação de prêmios da crítica em festivais, além de consultoria e convênios com entidades, editoras, universidades e órgãos de imprensa. Simultaneamente, a Associação tem manifestado, através da imprensa e de correspondência privada, a posição do conjunto da crítica em debates da atualidade cinematográfica.

- Clique aqui para ler a Ata de criação da ACCRJ 

- Estatutos

© 1982 - 2021 Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro