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Batman

Por Rodrigo Fonseca

Gotham City, a terra do assombro

  

Zona de conforto da indústria audiovisual, o cinema de super-heróis - um alvo de patrulhas à esquerda e à direita - vira e mexe avança casas no tabuleiro dos gêneros dramatúrgicos para não perder, no jogo da invenção, contra o politicamente correto e contra as (más) línguas que desdenham de sua potência narrativa. Uma saída tem sido o legado histórico do grand-guignol – como é chamado o melodrama do assombro. Tramas de morte, ambientadas em metrópoles em ebulição, como as dos folhetins do século XIX, encontram na fictícia de Gotham City uma tradução contemporânea, numa geografia que o cineasta Matt Reeves desenha a partir dos pontos cardinais idealizados em 1939, por Bob Kane e Bill Finger, os pais do Homem-Morcego. Mas o Cruzado Encapuzado da revista “Detective Comics” dos anos 1930 pouco se assemelha com a versão cheia de angústias existencialistas proposta por um Robert Pattinson em estado de graça, sob a batuta do realizador de “Planeta dos macacos: A guerra” (2017). O herói das HQs, em sua gênese, era já um vingador, mas estava bem-resolvido com sua sina, sua herança. O Bruce Wayne do sombrio “The Batman” (no original), ao contrário, vive em conflito consigo... e com sua conta bancária.

 

Agonias variadas acossam a Gotham de Reeves também, a começar pela onda de assassinatos brutais (com vítimas evisceradas, quais as da Europa do grand-guignol) deflagradas por um psicopata chamado Charada (Paul Dano, nas raias do esplendor). Não se tratam de crimes caricatos como aqueles do seriado do Batman, com Adam West e Burt Ward, dos anos 1960. A fim de tratar filmes egressos de quadrinhos com seriedade (e enlevo estético), Reeves cria uma atmosfera de suspense mórbida, similar à do cult “Se7en” (1995) e dá a seu Brad Pitt mascarado (Pattinson) um Morgan Freeman peculiar: o futuro comandante Gordon, vivido por um Jeffrey Wright na mais pura precisão. Dali nasce um thriller policial sobre o quanto a vingança nunca é plena, mata a alma e envenena, com absoluto domínio de rimo e cenas de ação em puro frenesi.

Batman (The Batman), de Matt Reeves (EUA, 2022). Com Robert Pattinson, Zoë Kravitz, Jeffrey Wright.

Drama. Sinopse: Após dois anos espreitando as ruas como Batman, Bruce Wayne se encontra nas profundezas mais sombrias de Gotham City. Com poucos aliados confiáveis, o vigilante solitário se estabelece como a personificação da vingança para a população. 174 minutos. 14 anos.

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