top of page

Melhor filme Brasileiro de 2022
Eduardo e Mônica

Por Frank Carbone

Quem um dia irá dizer...

  

René Sampaio, que realizou o milagre esperado por todo fã da banda Legião Urbana ao transformar em imagens a bela poesia de “Faroeste caboclo” com sucesso indiscutível, acertou mais uma vez ao recorrer a um segundo "argumento" de Renato Manfredini Jr., mais conhecido como Renato Russo. Em “Eduardo e Mônica”, Sampaio vai além ao desconstruir e descortinar um dos casais mais famosos do cancioneiro brasileiro e transformá-los em gente de verdade.

 

Sem abandonar os dados que Russo nos apresentou em 1986, o diretor ousa apostar na autoralidade em uma reimaginação com um roteiro escrito por 8 mãos - Matheus Souza, Cláudia Souto, Jessica Candal e Michele Frantz. Juntos, o que parecia impossível virou verdade: não estamos mais diante do épico que Sampaio nos apresentou há dez anos, e sim de um prosaico casal da Brasília dos anos 80, imersos em coloquialidade e doçura.

 

Um país ainda na ressaca do fim da ditadura, que não teve as feridas completamente cicatrizadas, mas que luta para encontrar uma saída diante de dois extremos: a vida pacata que se apresenta na perpetuação dos códigos familiares tradicionais, ou a liberdade conquistada em movimentos juvenis pela democracia e por um senso de independência.

 

Sampaio e sua equipe entregam ao mesmo tempo leveza e fidelidade, ao passo que não deixam de ressignificar caminhos tão conhecidos em toda a melodia. Acaba soando como algo tão próximo de nós, como um velho amigo de infância, e também constantemente renovado. A química e o talento de Alice Braga e Gabriel Leone soam irresistíveis para o quadro final.

 

O resultado foi novo sucesso crítico e comercial em um ano ainda difícil para o nosso cinema, onde conectar esses dois segmentos está ainda mais complexo. “Eduardo e Mônica” foi dos raros casos onde a concordância se mostrou presente e com justiça. Com fotografia esmerada, e uma direção de arte espantosa, o filme encanta com sensibilidade das mais simplificadas - é só o amor, que conhece o que é verdade.

“Eduardo e Mônica”, de René Sampaio (Brasil, 2022). Com Alice Braga, Gabriel Leone, Otávio Augusto.

 

Drama. Sinopse: Será que o romance entre uma estudante de medicina e um colegial pode dar certo? Um casal que deve superar suas diferenças significativas para viver um grande amor. 114 minutos. 14 anos.

eduardo-monica.jpg
bottom of page