
Homenagem ao diretor Vladimir Carvalho (1935-2024)
Por Daniel Schenker
Conexão com a própria origem
Vladimir Carvalho nasceu em Itabaiana, na Paraíba, mas viveu em diferentes regiões do Brasil. Em suas migrações, detectou a importância do Nordeste, especialmente em Brasília, onde se estabeleceu a partir de 1969, a julgar pelas presenças dos operários que construíram a capital e sofreram com a violência e a exploração, conforme exposto no monumental “Conterrâneos velhos de guerra”.
Entretanto, se por um lado Vladimir não se distanciou de sua origem nordestina, por outro se viu diante de uma crise de identidade. “Mais de 40 anos depois de sair do Nordeste, quando lá chego não mais conheço as pessoas, nem reconheço contexto econômico e social de minha época, por mais que a infraestrutura continue a mesma. Em Brasília, tampouco me sinto um brasiliense. Desenraizado, sobrepairo num certo limbo”, afirmou no livro “Pedras na lua e pelejas no Planalto”, de Carlos Alberto Mattos.
Não por acaso, Vladimir registrou um mundo em extinção, como se pode perceber nos curtas-metragens “Incelência para um trem de ferro”, “A bolandeira e Vila Boa de Goyaz”, esse último trazendo a escritora e doceira Cora Coralina. Uma temática que se manifestou em mais um feito sobre um escritor, o longa “O engenho de Zé Lins”. Fruto de sua admiração por José Lins do Rego, essa realização foi definida por Vladimir como “um filme autobiográfico, onde eu me vejo através do outro”.
A mobilização interna moveu o cinema engajado de Vladimir, seja no modo como retratou a dura realidade do sertão, como em “O país de São Saruê”, seja na abordagem de capítulos distintos da história de Brasília, casos de “Brasília segundo Feldman”, concebido a partir de material filmado por Eugene Feldman em 1959, quando ele visitou o que viria a ser a capital, “Barra 68 – Sem perder a ternura”, sobre a invasão da luminosa Universidade de Brasília por tropas do exército no auge da ditadura, e “Rock Brasília – Era de Ouro”, voltado para a efervescência musical que tomou conta da cidade na década de 1980.
