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Licorice Pizza

Por Marcelo Janot

Antídoto contra a caretice

  

Há diretores que ainda conseguem transitar em Hollywood exercendo seu talento autoral livres de imposições narrativas ou temáticas. É o caso de Paul Thomas Anderson, responsável por algumas das maiores obras-primas deste século, como “Sangue negro” e “Trama fantasma”. “Licorice pizza”, retoma uma atmosfera nostálgica em relação à região de Los Angeles onde cresceu, e que esteve presente em “Boogie nights”. Ambos se passam em períodos diferentes dos anos 70, tendo como pano de fundo a indústria do entretenimento. De certa forma, é como se o novo filme fosse uma espécie de prequel daquele sobre a ascensão e queda de um astro do cinema pornô.

 

O personagem de Mark Wahlberg perseguia o sonho americano se valendo de um pênis avantajado. Em “Licorice pizza”, Gary tem apenas 15 anos e um precoce tino empreendedor. Futuramente, pode ter o mesmo destino de um ator pornô decadente, mas o que interessa a P.T. Anderson – e o que torna a narrativa do filme tão solar e contagiante – é filtrar a realidade pelo olhar adolescente despudoradamente desejante, que tem como alvo principal o amor de Alana.

Anderson povoa a ficção de “Licorice pizza” (o nome se refere a uma antiga loja de discos) com referências ao mundo real de L.A., dando uma ideia do que era a loucura da Nova Hollywood no início dos anos 70, um glamour por vezes melancólico, revelando apenas nas entrelinhas a hipocrisia política, a violência policial e o machismo da época, porque as personagens não tinham muita consciência disso.

Episódios se sucedem com tipos que entram e saem de cena sem muita explicação, mas isso pouco importa para o diretor e para quem embarca em sua viagem nostálgica conduzida por uma incrível dupla de atores estreantes, Cooper Hoffman e Alana Haim. A sensação que fica é a de que o mundo real e o do cinema “encaretaram” de tal forma que a função libertadora da arte, refletida em filmes assim, hoje soa como algo anacrônico e incômodo para muita gente.

Licorice Pizza, de Paul Thomas Anderson (EUA/Canadá, 2021). Com Alana Haim, Cooper Hoffman, Sean Penn.

Drama. Sinopse: Alana Kane e Gary Valentine crescem e se apaixonam em San Fernando Valley, na Califórnia, em 1970. 133 minutos. 14 anos.

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