Melhor Iniciativa Cinematográfica de 2021

Por Alê Shcolnik

As sessões de cinema do Gargamel

Sérgio Henrique da Silva da Silveira não é um carioca qualquer! Morador da comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Gargamel, como é mais conhecido, criou um projeto itinerante de exibição de filmes chamado Cine Vielas. Aliás, sua relação com o cinema começou cedo, aos 10 anos, fazendo aula de interpretação na escola, até se tornar ator do grupo Nós do Morro.

 

Entre os caminhos da vida, do teatro, entre outros cantos, ele conta que adquiriu paixões por todas as artes com as quais se envolveu e que gostaria de levar para a favela o que aprendeu. Ele sempre escutou as crianças pedindo para ir ao cinema. Por isso, há cerca de cinco anos, passou a levar DVDs para a comunidade, onde os filmes são exibidos em escadas e vielas.

 

“Peguei uma televisão de casa, fiz pipoca e chamei as crianças”, lembra ele. “Em uma das exibições, fiquei pensando: ‘poxa, podia ter um telão.’ Por conta de uma das enchentes na cidade, perdi a TV, então corri atrás de um projetor e coloquei um lençol.” A criançada amou, parecia a tão sonhada tela grande. Hoje em dia, os próprios pais e parte do comércio local contribuem fazendo a pipoca e o cachorro-quente.

 

Gargamel revela que quer levar o projeto para outras comunidades carentes, mas, para isso, precisa de estrutura. “Coloquei na minha cabeça que não quero ficar só aqui no Vidigal”, diz, acrescentando que, na maioria das vezes, banca as despesas do próprio bolso. Infelizmente, o Cine Vielas ainda não tem patrocinadores nem apoiadores. O projeto não é só entretenimento, é também educativo, já que inclui a exibição de curtas sobre meio ambiente e saúde e o incentivo a várias atividades.

 

Professor de danças populares brasileiras, Gargamel planeja também montar um workshop sobre o assunto, onde poderá falar sobre conteúdos culturais diversos, caso do teatro. Ele acredita conta que o fato de ser orientador social pode enriquecer bastante a experiência, além de valorizar o que aprendeu.

gargamel.jpg