Os melhores filmes de 2009

Por Mario Abbade

Ao final do ano, chega aquele momento de refletir sobre as obras que foram relevantes para o cinema. Procurando disseminar essa reflexão, a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), através da Mostra Os Melhores Filmes do Ano, dá a oportunidade de rever e discutir com o público a importância dos longas-metragens escolhidos, como também uma última chance de assisti-los no cinema. 

 

O objetivo é reunir os dez melhores filmes escolhidos pela crítica carioca. Fazem parte da lista de seleção, os longas exibidos no circuito em 2009 e, para ser justa, a ACCRJ só delibera sobre os mesmos no inicio do ano seguinte.

 

A Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), representante brasileira no corpo de críticos internacionais da FIPRESCI, realiza a Mostra desde 2002. Pela segunda vez consecutiva, a Mostra será acolhida no Instituto Moreira Salles, um espaço com personalidade, perfeito para difundir a cultura. 

 

O vencedor da Palma de Ouro em Cannes, em 2008, Entre os Muros da Escola foi eleito o melhor filme do ano. Ficando em segundo lugar, por uma pequena diferença, o aclamado Bastardos Inglórios, produção do diretor Quentin Tarantino que foi indicada ao Oscar de Melhor Filme (entre outras categorias importantes) em 2010.

 

A seleção segue com dois filmes de Clint Eastwood: A Troca e Gran Torino – sendo o último, considerado por muitos, injustiçado em festivais e premiações relevantes. A lista ainda engloba o subestimado Amantes, do cineasta James Gray, o sueco vampiresco Deixa Ela Entrar e Foi Apenas um Sonho, do diretor Sam Mendes. Completando, Beijo Na Boca, Não! e Abraços Partidos dos sempre presentes Alain Resnais e Pedro Almodóvar, respectivamente. Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski, foi a produção nacional escolhida pela crítica. 

Mario Abbade

Organizador da Mostra e Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ)

2009.jpg