Homem Urso, O (Grizzly Man), de Werner Herzog (EUA)
Por Carlos Brandão
O Homem Urso, do cineasta alemão Werner Herzog, documenta o fim trágico do preservacionista Timothy Treadwell. Ele e sua namorada Amie Huguernadam trucidados e devorados por um velho urso cinzento em outubro de 2003, no Alaska. Fundador da ONG Povo Cinzento, Treadwell é co-autor, com Jewel Palovak, do livro Among Geszilies; e devotou boa parte de sua vida a defender e proteger os ursos.
A proximidade dele com os animais fica evidente em cenas que constam do documentário de Herzog tiradas do material que o preservacionista estava coletando para realizar um filme sobre vida selvagem. As seqüências mostram ursos cinzentos brincando bem junto à sua câmera. Aparentemente, havia de fato um desejo de Treadwell de abandonar as limitações do ser humano para se ligar aos ursos: ao optar por viver tão junto com os animais, ele atravessou uma linha limitativa que sempre foi respeitada pelos nativos do Alaska há milhares de anos.
Herzog conta que além de retratar a pessoa complexa e destemida - alguns diriam irresponsável - ele também quis explorar as questões mais complexas do difícil relacionamento entre o homem e a natureza. "Eu descobri que além de um filme sobre a vida selvagem, estava latente uma história de grande beleza e profundidade", diz o diretor durante a narração do filme. Para retratá-la, além das imagens de arquivo, Herzog entrevistou amigos, familiares e colegas de Treadwell, bem como ambientalistas e outros especialistas em vida selvagem.
No Festival de Sundance - onde O Homem Urso concorreu na mostra documentário mundial - Herzog explicou que se sentia ligado àquela história e por alguma razão, precisava narrá-la, porque ele e Treadwell tinham muito em comum, inclusive o fato de não gostar de filmar em locais fechados, preferindo fazer filmes com o poder da natureza, como fez na Amazônia por mais de uma vez. Talvez por isso Herzog tenha uma compreensão maior para o comportamento de Treadwell e o seu jeito afoito de convivência com os animais, que infelizmente acabou por levá-lo àquela tragédia. O filme tem uma abrangência mais ampla, não é apenas sobre a natureza dos ursos, é muito mais sobre a natureza do homem. Homens como Treadwell, com todos os seus conflitos, suas contradições e sua complexidade. Herzog, por sua vez, que está cada vez se especializando mais como documentarista, realizou um ótimo trabalho em O Homem Urso, no qual um dos pontos altos é também a trilha sonora do lendário guitarrista inglês Richard Thompson.