O último duelo

Por Luciana Costa

Batalha épica em tempos atuais

A história sempre enfatizou a versão do lado vencedor, enquanto a do outro lado ou nunca foi contada ou foi esquecida. “O último duelo” é a adaptação cinematográfica do livro homônimo de Eric Jager pelas mãos do consagrado Ridley Scott, que dá ao público a oportunidade de conhecer as diferentes versões em torno de uma mesma história. Ainda que no fim seja apresentada a versão que o autor considera a verdadeira, cabe a cada espectador escolher a sua. Os atores Ben Affleck e Matt Damon assinam o roteiro em parceria com Nicole Holofcener, num formato narrativo que lembra “Rashomon” (1950), de Akira Kurosawa.

 

Ridley Scott, apesar de já ter trabalhado com vários gêneros, tornou-se mais conhecido por seus filmes de ficção científica, nos quais utilizou tramas futuristas para abordar temas relevantes sobre a sociedade. Este drama de época, apesar de ter como mote um tema medieval – os duelos por honra, que decidiam, através de um combate até a morte entre dois opositores, quem era o culpado perante Deus –, aborda temas que permanecem atuais, caso do estupro e do assédio. No filme, as próprias mulheres julgam umas às outras com mãos de ferro, às vezes culpando as vítimas. O filme tece ainda um retrato do embate entre a burguesia e a aristocracia.

 

A trama conta com três personagens centrais: Marguerite (Jodie Comer), Jacques Le Gris (Adam Driver) e Jean de Carrouge (Matt Damon). Le Gris é apenas um escudeiro de família pobre, mas estudou e galgou seu caminho para o topo, enquanto Carrouge é um cavaleiro nobre em declínio, casado com Marguerite. São usados ângulos que destacam as expressões de quem narra a história, como se estivesse sendo acusado, e as reações do ouvinte diretamente afetado pelo que é narrado. Com uma mise-en-scène rica, cenas de batalha e mortes extremamente gráficas e bem executadas, o diretor entrega um filme espetacular, com duas horas e 22 minutos mais do que essenciais para ilustrar a trama sem cansar quem assiste. Merece ser visto em tela grande e revisitado.

O último duelo (The last duel), de Ridley Scott (EUA, Reino Unido, 2021). Com Adam Driver, Matt Damon, Jodie Comer.

Drama/História/Ação. Sinopse: O rei Carlos VI determina que o Cavaleiro Jean de Carrouges resolva a sua disputa com o seu escudeiro, desafiando-o para um duelo. 152 min. 16 anos. 

o-ultimo-uelo-novo-poster-oficial-717x1024.jpg