Old Boy, de Chan-wook Park (Coréia do Sul)
Por Myrna Silveira Brandão
Old Boy é o segundo filme da trilogia que o diretor coreano Chan-wook Park iniciou em 2002 com "Senhor Vingança" e concluiu em 2005 com "Lady Vingança". A exemplo do primeiro, Old Boy (2004) é extremamente violento. Um misto de "Laranja Mecânica" com "Sozinho Contra Todos", de Gaspar Noé, o filme realiza uma investigação na psique humana de forma profunda, mas com muita originalidade.
Numa narrativa bem estruturada e com surpresas apresentadas nos momentos certos, a história segue Dae-su raptado e encerrado numa prisão por quinze anos. Ele não sabe a razão de estar ali, não tem contato com outros seres humanos e só tem notícia do que se passa lá fora através de um aparelho de tevê. Com o passar dos anos vai acumulando um desejo imenso de se vingar de todos os responsáveis por seu sofrimento.
O dia da libertação chega e Dae-su, cego de ódio e ressentimentos, parte em busca da desforra. A partir daí, com muito talento, Chan-wook constrói a terrível atmosfera do seu filme. Luz escura, clima seco, frio, texto complexo, um retrato da crueldade evidenciando um mundo de trevas e sem saída. Old Boy não poupa o espectador: a violência gráfica permeia o filme e até as cenas de sexo seguem o espírito, numa crueza total, expressando o desespero do par como se tudo fosse acabar a qualquer momento. Se o futuro existe, é uma possibilidade sombria.
Chan-wook deixa que a violência fale por si e não faz julgamentos de valor, transferindo essa prerrogativa para cada espectador. Essa visão imparcial, por sinal, já estava presente desde o primeiro filme da trilogia desse talentoso diretor, que iniciou sua carreira em 1992 com "A Lua é o Sonho do Sol".
O protagonista é interpretado por Choi Min-Sik, o ótimo ator de Bêbado de Mulheres e Pintura, de Kwon-taek Im. Em Old Boy, ele também dá o seu recado com competência e num papel bem mais difícil. Min-Sik consegue transmitir de forma impressionante toda a força e o desejo incessante de vingança que, por nada deste mundo, vai esmorecer e fazê-lo desistir.
Baseado em um mangá de 1997 escrito por Minegishi Nobuaki, Old Boy, embora seja um filme difícil de gerar consensos devido à violência e à crueza de sua proposta, é excelente e vem sendo apontado por críticos como um candidato a cult. O cinema é uma arte que possibilita mesmo esses paradoxos. É esperar para ver.