top of page

Os Banshees de Inisherin

Por Ana Rodrigues

Dois amigos em conflito

 

 

Todos os dias em Inisherin, vilarejo numa ilha da Irlanda, Pádraic Súilleabháin (Colin Farrell) passa na casa de Colm Doherty (Brendan Gleeson), às duas da tarde, para irem juntos ao pub tomar umas cervejas e jogar conversa fora. Num dia qualquer, Pádraic, seguindo a rotina, vai à casa do amigo, mas é ignorado por ele. Colm não quer mais a amizade. Diz que chegou à conclusão de que Pádraic é um chato, um idiota sem ambições, e que vai se dedicar a algo maior: sua música.

 

Em “Os Banshees de Inisherin”, o personagem de Farrell é um homem muito simples. Seus prazeres se resumem àqueles encontros diários e a seus animais: uma fêmea burrico, um cavalo e uma vaca. A irmã (Kerry Condon) é um apoio no ambiente caseiro. Mas o absurdo da rejeição do amigo, que começa cômico, torna-se dramático. A obstinação de Pádraic e as atitudes de Colm remetem à figura mitológica feminina celta das Banshees, que simbolizam o mau agouro. Uma idosa na ilha, com ares de bruxa, vai dar um tom profético aos distúrbios.

 

Escrito e dirigido por Martin McDonagh, a obra retrata essa relação abruptamente rompida num ambiente peculiar. Da ilha, os moradores veem, a distância, o continente e as explosões da Guerra Civil irlandesa que eclodiu na década de 1920. Como na maioria dos conflitos, a ruptura entre os amigos é algo dificílimo de compreender e mediar. A deslumbrante fotografia explora a ilha sempre nublada. O sol tenta aparecer, mas sem muita chance de brilhar, como o relacionamento conturbado que se apresenta.

 

McDonaugh reúne novamente os atores Colin e Brendan, de “Na mira do chefe”. O trio é exitoso na construção de personagens que estão vivendo situações-limite em perfeita harmonia cênica. Mas, em “Os Banshees de Inisherin”, eles estão em oposição nos caminhos dessa relação.

 

Indicado a nove Oscar, incluindo Melhor Filme, “Os Banshees de Inisherin” não ganhou nenhum, mas fortaleceu a marca de McDonaugh como um dos diretores mais consistentes do cinema autoral contemporâneo.

Os Banshees de Inisherin (The Banshees of Inisherin), de Martin McDonagh (Reino Unido/EUA/Irlanda, 2022). Com Colin Farrell, Brendan Gleeson, Kerry Condon.

Drama/Comédia. Sinopse: Dois amigos de longa data encontram-se em um impasse quando um deles decide, abruptamente, romper a amizade, com consequências alarmantes para ambos. 114 minutos. 16 anos.

7 - Os Banshees de Inisherin.jpg
bottom of page