Os Fabelmans
Por Ana Carolina Garcia
Os amores de Steven Spielberg
Um dos responsáveis por revolucionar a sétima arte nos anos 1970, Steven Spielberg decidiu levar às telas um pouco de sua história, mostrando como o interesse pelo cinema o guia desde sempre. Para tanto, compôs uma declaração de amor à sua família e à arte, que tanto lhe deve, ao realizar “Os Fabelmans” (The Fabelmans, 2022).
A trama começa em 1952, com a primeira ida ao cinema do protagonista, Sam (Mateo Zoryan, infância / Gabriel LaBelle, adolescência). O filme em questão é “O maior espetáculo da Terra” (The greatest show on Earth, 1952), de Cecil B. DeMille. Impactado pela experiência, o menino descobre uma nova paixão que o ajuda a encontrar seu lugar em meio às adversidades do mundo real, entre elas, o divórcio dos pais e o bullying, agravado pelo antissemitismo de alguns colegas de escola.
Trabalhando drama e humor com equilíbrio, “Os Fabelmans” tem como um de seus destaques o jogo cênico estabelecido entre LaBelle e veteranos como Michelle Williams (Mitzi), Paul Dano (Burt) e Judd Hirsch (Boris). Spielberg descobriu muito cedo a importância de dirigir seus atores, o que é abordado na sequência que reconstitui parte das filmagens do curta “Escape to nowhere” (1961). Aliás, o longa também chama a atenção pelo rigor técnico, sobretudo pelo esmero e pela habilidade com que as imagens captadas pela câmera 8mm do protagonista são tratadas pela fotografia de Janusz Kaminski, antigo colaborador do diretor.
Produzido numa época de ascensão das plataformas de streaming, “Os Fabelmans”, além de ser uma declaração de amor de Spielberg à família e à sétima arte, é uma exaltação do modelo tradicional de cinema, calcado na experiência proporcionada pela sala de exibição. E, ao final da sessão, a emoção permite ao espectador respeitar e admirar ainda mais seu realizador, que, ao longo da carreira vem passeando com destreza por gêneros cinematográficos distintos e dirigiu, entre tantos títulos aclamados, o primeiro blockbuster da História: “Tubarão” (Jaws, 1975).
Os Fabelmans (The Fabelmans), de Steven Spielberg (EUA/Índia, 2022). Com Michelle Williams, Gabriel LaBelle, Paul Dano.
Drama. Sinopse: Crescendo no Arizona da era pós-Segunda Guerra, um jovem chamado Sammy Fabelman descobre um segredo de família e explora o poder dos filmes para ajudá-lo a ver a verdade. 151 minutos. 14 anos.