Os Melhores Filmes de 2023
Por Mario Abbade
Como no ano passado, a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) deliberou e votou, democraticamente, os melhores filmes do ano, as homenagens e os destaques. Foram considerados todos os longas-metragens lançados no Brasil entre 1º de janeiro e 30 de dezembro de 2023. Também houve a reeleição da diretoria – composta pelo presidente Ricardo Largman, a vice-presidente Ana Carolina Garcia, a secretária-geral Ana Rodrigues e o tesoureiro Mario Abbade – para o biênio 2024-2025.
A reunião para a eleição dos 10 Melhores Filmes do ano, realizada por videoconferência no dia 30 de dezembro, manteve as características das eleições passadas: foram necessários três turnos, nos quais cada participante votou em seus preferidos. “Assassinos da lua das flores” (Killers of the flower moon), de Martin Scorsese (EUA, 2023), foi eleito o Melhor Filme do Ano.
Os outros nove títulos são, em ordem alfabética: “A baleia” (The whale), de Darren Aronofsky (EUA, 2022); “Decisão de partir” (Heojil kyolshim), de Park Chan-wook (Coreia do Sul, 2022); “Oppenheimer” (Oppenheimer), de Christopher Nolan (EUA/Reino Unido, 2023); “Os Banshees de Inisherin” (The Banshees of Inisherin), de Martin McDonagh (Reino Unido/EUA/Irlanda, 2022); “Os Fabelmans” (The Fabelmans), de Steven Spielberg (EUA/Índia, 2022); “Pearl” (Pearl), de Ti West (EUA/Canadá/Nova Zelândia, 2022); “Retratos fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho (Brasil, 2023); “Tár” (Tár), de Todd Field (EUA, 2022); “Triângulo da tristeza” (Triangle of sadness), de Ruben Östlund (Reino Unido/Suécia/Alemanha/México/França/Turquia/Dinamarca/EUA/Suíça/Grécia, 2022).
Outros filmes chegaram ao segundo turno da votação. São eles, em ordem alfabética: “Barbie”, de Greta Gerwig (EUA/Reino Unido, 2023); “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” (Spider-Man: Across the Spider-Verse), de Joaquim Dos Santos, Kemp Powers, Justin K. Thompson (EUA, 2023); “Maestro”, de Bradley Cooper (EUA, 2023); “Monster” (Kaibutsu), de Kore-Eda Hirokazu (Japão, 2023); “Guardiões da galáxia, Vol. 3” (Guardians of the Galaxy, Vol. 3), de James Gunn (EUA/Nova Zelândia/França/Canadá, 2023); “Pedágio”, de Carolina Markowicz (Brasil, 2023).
As homenagens póstumas foram para: a atriz Léa Garcia; o ator, diretor e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa; o compositor Burt Bacharach; e o crítico de cinema Michel Ciment.
O título de Melhor Iniciativa Cinematográfica de 2023 foi concedido às diretoras Aída Marques e Ivelise Ferreira pelo documentário “Nelson Pereira dos Santos: Vida de cinema”. Um importante resgate da obra do icônico cineasta, autor de “Vidas secas”, um dos filmes brasileiros mais premiados de todos os tempos.
A ACCRJ confirma seu compromisso com o público, promovendo ao longo de março a exibição dos filmes eleitos, com debate, no Estação NET Rio e no Ponto Cine. Que 2024 seja cinematográfico, com filmes interessantes. E um ótimo ano para todos os cinéfilos.