top of page

Os Melhores Filmes de 2024

Por Mario Abbade

Como no ano passado, a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) deliberou e votou, democraticamente, os melhores filmes do ano, as homenagens e os destaques. Foram considerados todos os longas-metragens lançados no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024.

 

A reunião para a eleição dos 10 Melhores Filmes do ano, realizada por videoconferência no dia 4 de janeiro, manteve as características das eleições passadas: foram necessários três turnos, nos quais cada participante votou em seus preferidos. “Ainda estou aqui”, de Walter Salles (Brasil, 2024), foi eleito o Melhor Filme do Ano.

 

Os outros nove títulos são, em ordem alfabética: “A substância” (The substance), de Coralie Fargeat (EUA/Reino Unido/França, 2024); “Anatomia de uma queda” (Anatomie d'une chute), de Justine Triet (França, 2023); “Jurado Nº2” (Juror #2), de Clint Eastwood (EUA, 2024); “Malu”, de Pedro Freire (Brasil, 2024); “Motel Destino”, de Karim Aïnouz (Brasil/França/Alemanha/Reino Unido, 2024); “O quarto ao lado” (The room next door), de Pedro Almodóvar (Espanha/EUA, 2024); “Os rejeitados” (The holdovers), de Alexander Payne (EUA, 2023); “Pobres criaturas” (Poor things), de Yorgos Lanthimos (Irlanda/Reino Unido/EUA/Hungria, 2022); “Zona de interesse” (The zone of interest), de Jonathan Glazer (Reino Unido/Polônia/EUA, 2023).

 

Outros filmes chegaram ao segundo turno da votação. São eles, em ordem alfabética: A sala dos professores (Das Lehrerzimmer), de (Alemanha/EUA, 2023); Armadilha (Trap), de M. Night Shyamalan (EUA/Canadá, 2024); Assassino por acaso (Hit Man), de Richard Linklater (EUA, 2023); Deadpool & Wolverine (Deadpool & Wolverine), de Shawn Levy (EUA/Reino Unido/Nova Zelândia/Canadá, 2024); Dias perfeitos (Perfect days), de (Japão/Alemanha, 2023); Divertida Mente 2 (Inside out 2), de Kelsey Mann (EUA, 2024); Entrevista com o demônio (Late night with the devil), de Cameron Cairnes, Colin Cairnes (Austrália/Emirados Árabes Unidos/EUA, 2023); - Ferrari (Ferrari), de Michael Mann (EUA/Reino Unido/Itália/Arábia Saudita, 2023); Furiosa - Uma saga Mad Max (Furiosa: A Mad Max saga), de George Miller (Austrália/EUA, 2024); Golpe de sorte em Paris (Coup de chance), de Woody Allen (EUA/França/Reino Unido, 2023); Guerra civil (Civil war), de Alex Garland (EUA/Reino Unido/Finlândia, 2024); MaXXXine (MaXXXine), de Ti West (EUA/Reino Unido/Nova Zelândia, 2024); Megalópolis (Megalopolis), de Francis Ford Coppola (EUA, 2024); O mal que nos habita (When the evil lurks), de Demián Rugna (Argentina/EUA, 2023); O menino e a garça (Kimitachi wa dô ikiru ka), de (Japão, 2023); Rivais (Challengers), de Luca Guadagnino (Itália/EUA, 2024); Segredos de um escândalo (May december), de Todd Haynes (EUA, 2023); Super/Man: A história de Christopher Reeve (Super/Man: The Christopher Reeve story), de Ian Bonhôte, Peter Ettedgui (EUA/Reino Unido, 2024); Um lugar silencioso - Dia um (A quiet place - Day one), de Michael Sarnoski (EUA/Reino Unido/Canadá, 2024); e Vidas passadas (Past lives), de Celine Song (EUA/Coréia do Sul, 2023).

 

As homenagens póstumas foram para: o ator Alain Delon, a atriz Gena Rowlands; o ator Paulo César Pereio; e o diretor Vladimir Carvalho.

 

O título de Melhor Iniciativa Cinematográfica de 2024 foi concedido a abertura do CineCarioca José Wilker, em Laranjeiras, que não só homenageia o grande ator, como também é um espaço novo, fortalecendo a resistência do cinema de rua.

 

A ACCRJ confirma seu compromisso com o público, promovendo a exibição de dois filmes de homenageados do ano, no mês de fevereiro, na sala do Estação NET Botafogo 2. Que 2025 seja cinematográfico, com filmes interessantes. E um ótimo ano para todos os cinéfilos.

75831858007-rev-1-jr-204507-r-high-res-j

© 1984 - 2025 Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro

bottom of page