
Pobres Criaturas
Por Ricardo Largman
Frescor na releitura de Frankenstein
A premissa de “Pobres criaturas”, evidente desde os seus primeiros minutos de projeção, é promover uma releitura de Frankenstein, clássico do cinema de horror. O roteiro de Tony McNamara, contudo, escrito sob medida para a mente criativa e sempre ousada do diretor grego Yorgos Lanthimos, não se limita a um único gênero cinematográfico. Ao contrário. Provocativo em cada imagem, o filme transita com frescor e inquestionáveis intimidade e desenvoltura pelo drama, romance, erotismo, crítica social, sempre pontuado pelo humor ácido e muito particular do cineasta.
Adaptada do romance do escocês Alasdair Gray, a história mostra o renascer de Bella (em performance magnífica de Emma Stone), jovem resgatada da morte por suicídio pelo dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe, não menos arrebatador). E trata-se, aqui, de um renascimento de fato. Bella tem de (re)aprender a andar, a comer e beber, a sentir, a entender e, mais difícil, adaptar-se às regras, ao rigor e costumes da era vitoriana. O criador — espécie de Victor Frankenstein com uma visão científica, digamos, ainda menos ortodoxa que a do personagem original — não contém sua admiração pela criatura, mas desespera-se diante do seu rápido e descontrolado aprendizado; Bella se transforma numa mulher curiosa, contestadora, naturalmente sedutora, inadaptável ao moralismo social de seus pares.
O uso recorrente da lente grande angular, de alternância de cor e preto e branco e mesmo de CGI, mas sempre com charme e originalidade, traz à tela um visual deslumbrante, por vezes hipnótico, que ora remete o espectador às criações dos franceses Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro (de “O ladrão de sonhos”, em particular), ora ao estilo de Tim Burton, ora ao conceito plástico de Wes Anderson. Associada às interpretações de um elenco magistral, a fotografia de Robbie Ryan estabelece um novo — e altíssimo — patamar de qualidade e imaginação neste filme difícil de se rotular. Pois escolha o gênero: “Pobres criaturas” é excepcional em qualquer um deles.
