top of page

A TRAMA - Teoria da conspiração conforme o ponto de vista


Warren Beatty em A Trama

Lançado em 1974, “A trama” é menos lembrado do que “Klute, o passado condena” e “Todos os homens do presidente” na filmografia de Alan J. Pakula. Mas pode-se dizer que, juntos, formam uma trilogia sobre paranoias políticas. O significativo título original, “The parallax view”, remete ao conceito de “paralaxe” – que é o aparente deslocamento de um objeto observado, causado por uma mudança no posicionamento do observador.


Uma revisão despertará o interesse que o filme merece entre as obras de Pakula e entre outras mais famosas da época. Baseado em livro lançado em 1970, o thriller faz evidentes alusões aos atentados políticos da década anterior contra John e Bob Kennedy. O ator central, Warren Beatty, havia mantido algum ativismo junto a Bob Kennedy – e a cena inicial lembra seu assassinato. Já o pronunciamento do comitê que investiga o crime faz lembrar a Comissão Warren, que abordou o crime de Dallas em que morreu John Kennedy. Tanto na ficção quanto na realidade, as conclusões apontam atos de um único criminoso isolado, dando margem a teorias conspiratórias.


Seguindo lições hitchcockianas, o diretor cria o suspense ao fazer com que o espectador veja algo que nem sempre os personagens estão vendo. Também se utiliza de composições de imagens em que prédios, ou mesmo ambientes internos muito amplos, ocupam quase toda a tela em dimensões monumentais – enquanto o ser humano é visto diminuto, tal como Hitchcock havia feito em “Intriga internacional”, “Sabotador” e “Pacto sinistro”. Marcante é o uso do silêncio em várias passagens de quatro, cinco ou seis minutos sem diálogos, deixando a tensão transcorrer apenas pelas imagens, eventualmente alternando com irrupções sonoras de grande intensidade.


30/3 – sábado - 16h A trama (The parallax view), de Alan J. Pakula (EUA, 1974). Com Warren Beatty, Paula Prentiss, William Daniels.

Drama/Suspense. Sinopse: Depois que um candidato à presidência é assassinado, o repórter político Joe Frady começa a suspeitar que a misteriosa Corporação Parallax pode estar envolvida. Enquanto investiga, outras pessoas que compartilham suas suspeitas começam a aparecer mortas, incluindo seu editor. Frady descobre uma conspiração maior do que esperava e deve correr para evitar o próximo assassinato. 102 min. 14 anos.


Warren Beatty: Uma Rajada de Charme De 25 a 31 de março Ingressos gratuitos Cinemateca do MAM Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Praia do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ, 20021-140 Telefone: (21) 3883-5630



Posts Recentes
bottom of page