POLITICAMENTE INCORRETO - Sátira política pungente em comédia peculiar


Halle Berry e Warren Beatty em Politicamente Correto

Em 1986, Jay Billington Bulworth é um senador californiano que está concorrendo à reeleição pelo Partido Democrata, enquanto enfrenta uma crise profissional e em seu casamento. Em meio a um surto psicótico, Warren Beatty incorpora o mesmo processo psicológico de Jim Carrey em “O mentiroso” (1997): contar a verdade sob o efeito de algo que o impede de mentir. Ao mesmo tempo, ele se envolve emocionalmente com Nina (Halle Berry), uma mulher mais jovem, que mexe com seus instintos. A trilha sonora transpõe a confusão mental do político neurótico e impulsivo.


Em “Bulworth”, os alvos são claramente definidos e encontrados na esfera política americana. O filme é uma histérica sátira política pungente que critica todos os elementos do sistema. “Bulworth” puxa a capa de quão pouco esses políticos se importam com quem não os torna ricos.


Warren Beatty tem a audácia de fazer uma sátira política (bem atual, aliás) em uma obra ousada e arriscada, que traz um desempenho inteligente sobre o outro lado da moeda. Com ótimo timing cômico, Beatty tira o melhor de seus atores em uma comédia bastante peculiar, que estabelece o caos dialogando com seus demônios internos.


É importante ressaltar que o filme canta bem a verdade da vida real das finanças de campanha, o famoso sistema de financiamento que equivale a suborno “legalizado”. Dessa forma, é possível se lembrar dos mais recentes escândalos políticos no Brasil inclusive, mas a inspiração de tais fatos se deu no governo Clinton (1993-2000).


31/3 – Domingo 18h Politicamente incorreto (Bulworth), de Warren Beatty (EUA, 1998). Com Warren Beatty, Halle Berry, Kimberly Deauna Adams.

Comédia Drama. Sinopse: Senador desiludido com a política tem uma crise nervosa e faz um seguro de vida de US$ 10 milhões. Ele decide, em seguida, contratar um assassino para matá-lo e, no pouco tempo que lhe resta, fala a verdade sobre o sistema sem nenhum pudor. Indicado ao Oscar por melhor roteiro original (Warren Beatty e Jeremy Pikser). 108 min. 14 anos.


Warren Beatty: Uma Rajada de Charme De 25 a 31 de março Ingressos gratuitos Cinemateca do MAM Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Praia do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ, 20021-140 Telefone: (21) 3883-5630


Posts Recentes