top of page

A CASA SINISTRA - Entre sombras


A casa sinistra

O diretor britânico James Whale foi o primeiro a levar para a tela grande “Frankstein” (1931) com o lendário Boris Karloff. Eles retomaram a parceria em “A casa sinistra”, uma produção em que Whale foi além em seus comentários sobre diversidade sexual.


O filme apresenta, em uma noite bizarra, cinco viajantes buscando abrigo, quando se deparam com a propriedade da família Femm. O filme já contém no título, “uma velha casa sombria” (tradução literal), a intenção ambígua de Whale de mostrar que certas opções ficam restritas a existir apenas em lugares escondidos numa sociedade repressora. Isso fica mais evidente pelo embate entre a família que mora na casa e as pessoas que chegam, numa representação do conflito entre velhos e novos costumes sexuais.


Por trás de uma combinação azeitada de humor e horror, Whale, assumidamente gay, comenta sobre ficar dentro do armário em Hollywood. As alusões surgem a todo o momento, como nos convites do personagem Horace Femm (Ernest Thesiger) - repare a mensagem no sobrenome - para ir ao seu quarto, além de seu jeito de ser.


Whale igualmente fala sobre incesto e a figura do predador sexual, com os contantes ataques de Morgan, outra brilhante interpretação de Boris Karloff. Por sinal, o elenco é uma dádiva, com Melvin Douglas, Gloria Stuart, Charles Laughton, Lilian Bond, Raymond Massey, Eva Moore e a subversão de colocar a atriz Elspeth Dudgeon fazendo Sir Roderick Femm - Whale escondeu essa escolha colocando o nome John Dudgeon nos créditos.


Esteticamente, o jogo de sombras, o expressionismo alemão do diretor F. W. Murnau e uma câmera que influencia até hoje mostram que “A casa sinistra” é uma pequena obra-prima, antes da autocensura do famigerado Código Hays ter sido instaurada pelos grandes estúdios cinematográficos dos EUA.


Alusões Homoeróticas do Cinema Clássico

Cinemateca do MAM

De 8 a 14 de abril

Ingressos gratuitos

Cinemateca do MAM

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Praia do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ, 20021-140

Telefone: (21) 3883-5630



Posts Recentes
bottom of page