top of page

A cada momento - Obra datada, mas no melhor sentido


Lily Tomlin e John Travolta

Um certo tom de arrependimento parece ter permeado — sem resumir o assunto — o lançamento de “A cada momento”, em dezembro de 1978. A começar pela crítica americana, que não conseguiu digerir o casal romântico formado por John Travolta e Lily Tomlin. Ele, recém-alçado à categoria de jovem astro hollywoodiano, já enfrentava recorrentes insinuações na mídia sobre sua (bis)sexualidade; ela, consagrada comediante da TV, do cinema e de álbuns sonoros de humor, premiada com Emmy e Grammy, era parceira de Jane Wagner, a roteirista e diretora do filme.


Anos depois, alguns críticos reviram o trabalho da dupla em cena e admitiram que tinham “carregado nas tintas”, com uma ira desproporcional e injustificada. Wagner, por seu lado, assentiu que o corte de 30 páginas que fizera do próprio roteiro e a escolha de Lily para o papel da protagonista comprometeram a estética e o ritmo da obra. Para fechar, Lily afirmou ao Los Angeles Times que não devia ter aceitado o convite; ela pensou em falar com o produtor Robert Stigwood e desistir do projeto.


Seria uma pena. Hoje, “Moment by moment” (no original) se revela uma obra datada, mas no melhor sentido da palavra. É no mínimo curioso (re)ver Travolta, de sunga e sem camisa em grande parte da narrativa, no papel do garoto de programa impetuoso, excessivo e tremendamente invasivo que tenta seduzir uma rica dona de casa traída pelo marido. Em tempos de #MeToo, ele não sobreviveria incólume cinco minutos na tela.


Yvonne Elliman (que canta a música tema), Stephen Bishop, Ray Parker, Jr. e 10 CC embalam a trilha romântica, bem anos 1970, em meio a cenas de amor e sexo ambientadas na mansão de Malibu. Se, como muitos garantem, não há “química” entre Travolta e Lily, revisitar a produção pode se transformar num programa até divertido. Dificilmente alguém vai se arrepender.



(Texto publicado na revista da mostra "Nos Embalos de Uma Parceria", realização ACCRJ/Cinemateca do MAM - agosto 2019)


Posts Recentes
bottom of page