ACCRJ escolhe os Melhores de 2021


O encontro da crítica de cinema do Rio de Janeiro escolheu na manhã de hoje os 10 melhores filmes de 2021 em votação por videoconferência que reuniu 14 integrantes da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro – ACCRJ. Uma lista que celebrou a diversidade de gêneros cinematográficos e escolheu o musical “Amor, Sublime Amor”, de Steven Spielberg, o melhor filme do ano.


Confira a lista completa:

“Amor, Sublime Amor”, de Steven Spielberg – melhor filme do ano

“Ataque dos cães”, de Jane Campion

“Cry macho”, de Clint Eastwood

“Deserto particular”, de Ali Muritiba

“Druk – mais uma rodada”, de Thomas Vinterberg

“Judas e o Messias Negro”, de Shaka King

“Meu pai”, de Florian Zeller

“Nomadland”, de Chloé Zhao

O último duelo”, de Ridley Scott

“Tick, tick... boom!”, de Lin-Manuel Miranda


As homenagens da ACCRJ aos grandes nomes do cinema que se foram em 2021 serão dedicadas à memória dos atores Paulo Gustavo, Paulo José e Jean-Paul Belmondo e ao diretor Richard Donner pelas grandes contribuições ao cinema.


Como melhor Iniciativa Cinematográfica de 2021 a ACCRJ destaca Sérgio Henrique da Silva da Silveira, conhecido como “Gargamel”, pelo projeto Cine Vielas que exibe filmes em becos e ruelas da comunidade do Vidigal, criando espaços para receber a plateia infantil e compartilhar a cultura cinematográfica.


Para a nova diretoria da ACCRJ, biênio 2022-2023, Ricardo Largman, é o novo presidente; Ana Carolina Garcia, vice-presidente; Ana Rodrigues, secretária-geral e Mario Abbade, tesoureiro.


O Conselho Deliberativo será composto por Myrna Brandão, Marcelo Janot, Luiz Fernando Gallego, Daniel Schenker, Rodrigo Fonseca e suplentes: Celio Silva Jr e Tatiana Trindade. O Conselho Fiscal terá Luciana Costa, Ricardo Cota e suplente Carlos Brito


Posts Recentes