Confira a programação completa da mostra Os Melhores Filmes do Ano 2025
- 2 de fev.
- 4 min de leitura

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe a mostra de cinema "OS MELHORES FILMES DO ANO 2025", promovida pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ). O evento, já tradicional no calendário cultural da cidade, oferece ao público a oportunidade de assistir aos dez filmes mais destacados do ano anterior, escolhidos democraticamente pelos membros da ACCRJ, além de homenagens e debates com críticos renomados.
As sessões serão seguidas de bate-papos com críticos da ACCRJ, promovendo uma experiência que vai além da exibição, com análise, contexto e debate qualificado.
Os ingressos para as sessões contam com preços populares — R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada), vendidos diretamente na bilheteria da CAIXA Cultural Rio de Janeiro no dia da sessão. Não há venda antecipada de ingressos.
Nesta edição, filmes incensados como “O agente secreto”, estrelado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho; “Anora”, de Sean Baker; “Pecadores”, protagonizado por Michael B. Jordan; “Superman”, de James Gunn; e “Uma batalha após a outra”, parceria de Leonardi DiCaprio com o diretor Paul Thomas Anderson; “Setembro 5”, de Tim Fehlbaum figuram na programação. Serão exibidas também 7 realizações em homenagem a ícones do cinema: Cacá Diegues, David Lynch, Silvio Tendler, Gene Hackman, Robert Redford, Diane Keaton e Brigite Bardot.
A programação paralela da Mostra Os Melhores Filmes do Ano 2025 inclui encontros voltados à reflexão e à formação de público. No dia 3 de fevereiro, às 19h, acontece o debate “A Importância do Cinema nos Dias de Hoje”, que propõe uma análise sobre o papel do cinema contemporâneo, tanto como linguagem artística quanto como espaço de convivência cultural. O encontro reúne o produtor Christian de Castro e a crítica Luciana Costa, com mediação do crítico Mario Abbade, e promove diálogo direto com o público sobre os rumos do setor audiovisual e as transformações na relação entre filmes, salas de exibição e espectadores.
Já no dia 6 de fevereiro, às 13h30, será realizado o Curso de Crítica Cinematográfica, ministrado por Mario Abbade. Com duração de três horas, o encontro é aberto a participantes de diferentes formações e aborda os fundamentos da crítica de cinema, dialogando com o crescimento do interesse pelo tema em plataformas digitais, blogs, sites especializados e mídia impressa. Ambas as atividades têm entrada gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes do início, e classificação indicativa de 16 anos.
De 14 a 17 de fevereiro não haverá sessões, devido ao Carnaval.
PROGRAMAÇÃO ACESSÍVEL
A mostra Os Melhores Filmes do Ano 2025 possui uma programação acessível exclusivamente pelo aplicativo MovieReading.
As pessoas interessadas e com necessidade de recursos como audiodescrição, legenda descritiva e/ou interpretação em Libras poderão fazer download do aplicativo MovieReading, disponível em versão Android e IOS.
A orientação é fazer o download em casa de preferência, pois o aplicativo funciona offline.
Os filmes da mostra com recursos de acessibilidade são:
A Hora do Mal – 4 de fevereiro, às 16h30
O Último Azul – 6 de fevereiro, às 17h
Pecadores – 10 de fevereiro, às 16h30
Superman - 11 de fevereiro, às 16h30
Uma Batalha Após A Outra - 12 de fevereiro, às 16h
Conclave - 13 de fevereiro, às 17h
O Agente Secreto - 22 de fevereiro, às 14h
Confira a programação completa:
SEMANA 1
Dia 03 de fevereiro – terça-feira
16h – Coração Selvagem (Homenagem David Lynch) - 124 minutos - 16 anos
Seguido de bate-papo com o crítico de cinema Mario Abbade
19h – Debate “A importância do cinema nos dias de hoje” com os críticos Mario Abbade, Luciana Costa e o produtor Christian de Castro – 16 anos
Dia 04 de fevereiro – quarta-feira
16h30 – Filme A hora do mal - 129 minutos - 18 anos – Sessão com recursos de acessibilidade: interpretação em Libras, legenda descritiva, audiodescrição.
Seguido de bate-papo com a crítica de cinema Luciana Costa
Dia 05 de fevereiro – quinta-feira
16h30 – Anora - 139 minutos - 16 anos
Seguido de bate-papo com o crítico de cinema Rodrigo Fonseca
Dia 06 de fevereiro – sexta-feira
13h30 – Curso de Crítica Cinematográfica – 16 anos
17h – O último azul - 87 minutos - 14 anos - Sessão com recursos de acessibilidade: interpretação em Libras, legenda descritiva, audiodescrição.
Seguido de bate-papo com o crítico de cinema Daniel Schencker
SEMANA 2
Dia 10 de fevereiro – terça-feira
16h30 – Pecadores - 137 minutos - 16 anos - Sessão com recursos de acessibilidade: interpretação em Libras, legenda descritiva, audiodescrição.
Seguido de bate-papo com a crítica de cinema Luciana Costa
Dia 11 de fevereiro – quarta-feira
16h30 – Superman - 129 minutos - 14 anos - Sessão com recursos de acessibilidade: interpretação em Libras, legenda descritiva, audiodescrição.
Seguido de bate-papo com a crítica de cinema Ana Carolina Garcia
Dia 12 de fevereiro – quinta-feira
16h – Uma batalha após a outra - 162 minutos - 16 anos - Sessão com recursos de acessibilidade: interpretação em Libras, legenda descritiva, audiodescrição.
Seguido de bate-papo com o crítico de cinema Mario Abbade
Dia 13 de fevereiro – sexta-feira
15h – Flow - 85 minutos - Livre
17h – Conclave - 120 minutos - 12 anos - Sessão com recursos de acessibilidade: interpretação em Libras, legenda descritiva, audiodescrição.
Seguido de bate-papo com as críticas de cinema Alê Shcolnik e Ana Carolina Garcia
SEMANA 3
Dia 18 de fevereiro – quarta-feira
17h20 – Setembro 5 - 94 minutos - 16 anos
Seguido de bate-papo com associado da ACCRJ
Dia 19 de fevereiro – quinta-feira
14h – A verdade (Homenagem Brigitte Bardot) - 124 minutos - 16 anos
16h30 – Alguém tem que ceder (Homenagem Diane Keaton) - 133 minutos - 14 anos
Seguido de bate-papo com as críticas de cinema Tatiana Trindade e Ana Carolina Garcia
Dia 20 de fevereiro – sexta-feira
14h30 – O espantalho (Homenagem Gene Hackman) - 112 minutos - 16 anos
17h – Butch Cassidy (Homenagem Robert Redford) - 110 minutos - 12 anos
Seguido de bate-papo com os críticos Bruno Giacobbo e Gilberto Silva
Dia 21 de fevereiro – sábado
14h30 – Utopia e Barbárie (Homenagem Silvio Tendler) - 120 minutos - 12 anos
17h – Chuvas de verão (Homenagem Cacá Diegues) - 93 minutos - 16 anos
Seguido de bate-papo com os críticos Ricardo Cota e Celio Silva
Dia 22 de fevereiro – domingo
14h – O agente secreto – 158 min – 16 anos - Sessão com recursos de acessibilidade: interpretação em Libras, legenda descritiva, audiodescrição.
Seguido de bate-papo com a crítica Ana Rodrigues
Publicado no site da CAIXA Cultural
























Comentários